November 25, 2019
A análise fundamentalista está agora disponível no TradingView!

A partir de hoje, os investidores do TradingView podem mapear dados financeiros para as ações de que gostam. Analise tendências de receita, descubra informações ocultas sobre os ganhos de uma empresa e muito mais. Esta nova versão fornece a todos os dados financeiros necessários para avaliar a condição financeira de uma empresa e determinar se está supervalorizada ou subvalorizada.

Para começar, localize o botão Finanças localizado na parte superior do seu gráfico do TradingView e pressione-o:

Todos os dados financeiros do TradingView estão organizados em quatro categorias principais: Demonstração de Resultados, Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Índices. Depois de pressionar o botão Finanças na parte superior do seu gráfico, você verá uma janela mostrando essas quatro categorias e os diferentes indicadores em cada grupo. É aqui que você pode selecionar e mapear indicadores como EPS e EBITDA (localizá-los na seção Demonstração de Resultados) ou proporções preço/lucro e preço/vendas (localizá-los na seção Proporções).

Você também pode comparar e contrastar os mesmos indicadores financeiros para diferentes empresas no mesmo gráfico. Para fazer isso, pressione o botão Configurações no seu gráfico, vá para Entradas e pressione o botão para adicionar Outro símbolo:

Os seguintes indicadores financeiros foram adicionados ao TradingView e estamos animados em ver como os investidores os utilizam. Nos próximos meses, adicionaremos mais indicadores e maneiras exclusivas de avaliar as empresas. Aqui está um guia detalhado sobre cada indicador fundamental:

Demosntração de Resultado

Receita Total  O campo representa vendas brutas e outras receitas operacionais menos descontos, devoluções e provisões.
Custo da Receita, total  O campo retorna como a soma do Custo dos Produtos Vendidos – Excluindo depreciação e amortização, exaustão e amortização.
Despesas Operacionais Totais Representa a soma de todas as despesas relacionadas às operações.
Lucro Bruto O campo representa a diferença entre vendas ou receitas e custo dos produtos vendidos e depreciação.
Lucro bruto = receita – custo dos produtos vendidos, incluindo D&A.
Pesquisa & Desenvolvimento O campo representa todos os custos diretos e indiretos relacionados à criação e desenvolvimento de novos processos, técnicas, aplicações e produtos com possibilidades comerciais.
Despesas com Vendas/Gerais/
Administração, Total
O campo retorna Despesas Operacionais Totais: desenvolvimento de pesquisa mais vendas gerais e administrativas.
Resultado Operacional O campo representa a diferença entre vendas e despesas operacionais totais
Resultado Líquido O campo retorna a receita líquida disponível para o EPS totalmente diluído comum para o período e as datas solicitados na moeda local por padrão.
EPS Diluído O campo retorna o lucro por ação totalmente diluído, conforme informado no arquivamento de uma empresa.
EBITDA O campo retorna EBITDA (receita operacional + depreciação e amortização). É calculado como a soma do EBIT (Receita Operacional) e Depreciação, Exaustão e Amortização.

Se Depreciação, Esgotamento e Amortização não estiver disponível, Depreciação, Esgotamento e Amortização (Fluxo de Caixa) serão substituídos. Observe que, dada a natureza dos itens de dados incluídos neste cálculo, essa fórmula retornará dados apenas para empresas industriais.

Balanço Patrimonial

Total de Ativos O campo representa a soma do total de ativos circulantes, contas a receber de longo prazo, investimentos em subsidiárias não consolidadas, outros investimentos, instalações e equipamentos ativos líquidos, ativos por impostos diferidos e outros ativos.
Dívida de Longo Prazo Parcela Não Corrente da Dívida de Longo Prazo. O campo representa todas as obrigações financeiras remuneradas, excluindo a parcela atual de dívida de longo prazo, pensões, impostos diferidos e participação minoritária.
Dívida Total Dívida Total de Longo Prazo. O campo representa todas as obrigações com juros e arrendamentos capitalizados. É a soma da dívida de longo e curto prazo.
Responsabilidades Totais O campo representa todas as obrigações de curto e longo prazo que se espera que sejam cumpridas pela empresa.
Patrimônio Total O campo representa o patrimônio total do período e das datas solicitadas.
Total do Passivo & Patrimônio Líquido O campo representa a soma do total de passivos, interesses minoritários, reservas que não são de patrimônio, ações preferenciais e patrimônio líquido.

Fluxo de Caixa

Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais O campo representa o caixa líquido das atividades operacionais.
Fluxo de Caixa das Atividades de Investimento O campo representa o caixa líquido dos investimentos ativos.
Fluxo de Caixa das Atividades de Financiamento O campo representa caixa líquido de atividades de financiamento.
Fluxo de Caixa Livre O campo representa fluxo de caixa livre para toda a empresa.

Índices

Índice Retorno Sobre o
Patrimônio Líquido
É calculado como o Lucro Líquido TTM dividido pela média dos dois períodos fiscais do Patrimônio Líquido Total.
Índice Relação de Preço É calculado como Preço por ação dividido pelo valor contábil por ação.
Índice de Fluxo de Caixa Preço É calculado como Preço por ação dividido pelo Fluxo de Caixa Operacional por Ação.
Índice Preço de Vendas É calculado como Preço por ação dividido por Vendas por ação.
Índice de Preço-rendimento É calculado como Preço por ação dividido pelo Lucro Diluído por Ação TTM.
Capitalização de Mercado É calculado como Preço por ação multiplicado pelo Número de Ações em circulação.
Rendimento de Ganhos É calculado como TTM de Lucro diluído por ação dividido pelo preço por ação.

Ao usar dados financeiros, é importante lembrar que os dados financeiros são derivados das demonstrações financeiras publicadas das empresas, por exemplo, registros na SEC. Às vezes, uma empresa perde alguns pontos de dados em períodos específicos e isso ocorre devido a uma alteração nos dados da fonte principal. Isso pode afetar a disponibilidade desses dados.

Vale ressaltar que nosso provedor de dados, Factset, usa sua própria metodologia para coletar e processar dados, e é por isso que os indicadores financeiros no TradingView podem diferir dos indicadores semelhantes fornecidos por outras fontes. Pode encontrar mais informação aqui.

Obrigado por ser um membro do TradingView e informe-nos se você gostou deste lançamento!

The fastest way to follow markets

Launch Chart