luizhpj

IBOV - Análise técnica e de cenários para o índice Bovespa

BMFBOVESPA:IBOV   IBovespa Index
IBOV está subindo desde Junho, acompanhando a tendência das bolsas mundiais. A partir do começo de Outubro, as bolsas mundiais começaram uma forte correção, mas o IBOV continuou subindo, na onda do otimismo do mercado com a vitória de Bolsonaro.

Tivemos o 1o impulso no primeiro turno, quando Bolsonaro teve uma votação um pouco acima das pesquisas, e o 2o impulso após a vitória deste domingo. No entanto, em ambos casos o índice foi rejeitado no nível de 87-88 mil, que é uma forte resistencia desde o começo de 2018, e representa 100% da extensão ABC (verde escuro) da perna B da correção que está ocorrendo desde final de Fevereiro.

Além disso, hoje (segunda-feira 29/10) foi formado um hammer invertido, que é uma sinalização de que podemos ter correção para baixo no curto prazo. Parece ser um caso de "Buy the Rumor (Bolsonaro vai ganhar), Sell the News (Bolsonaro Ganhou)".

3 cenários possíveis:

- Otimista: As bolsas internacionais voltam um ritmo de subida forte, e as perspectivas para o governo Bolsonaro dão o "gás" necessário para o IBOV romper a faixa de 87-88 mil com convicção. Neste caso, não estamos em um ABC corretivo, e sim em uma onda impulsiva ou um ending diagonal , o que levaria o indice para 95 a 100 mil.

- Conservador: teremos uma correção de curto prazo, com o IBOV oscilando na faixa de 75-84 mil, em uma correção "flat"; o cenário é suportado pela divergência do RSI , indicada no gráfico.

- Pessimista: o IBOV entra no ritmo da queda das bolsas internacionais e o mercado perde a euforia com a eleição de Bolsonaro, formando um ABC "zig-zag" clássico e retestando o suporte em 68-70 mil.

Acredito que o cenário conservador é o que tem maior probabilidade de acontecer. Precisaríamos de motivadores muito fortes para o otimista (que não devem acontecer antes do novo governo começar a apresentar ações concretas), ou muito drásticos para o pessimista (a continuidade do desabamento das bolsas internacionais).

Obs: pela minha contagem das ondas de Elliott em timeframes menores, talvez ainda tenhamos mais um teste do teto, com um novo recorde histórico. Com o cenário atual, eu usaria um novo pico como uma oportunidade saída, garantindo lucros.



Home Stock Screener Forex Screener Crypto Screener Economic Calendar Shows How It Works Chart Features Pricing House Rules Moderators Website & Broker Solutions Widgets Charting Solutions Lightweight Charting Library Help Center Refer a friend Feature Request Blog & News Twitter
Profile Profile Settings Account and Billing Refer a friend My Support Tickets Help Center Ideas Published Followers Following Private Messages Chat Sign Out