ReutersReuters

Nissan e Mitsubishi lançam veículos elétricos leves no Japão

As montadoras Mitsubishi (MMO) e Nissan (NSANC) anunciaram seus primeiros veículos leves elétricos desenvolvidos em conjunto, com o objetivo de atrair mais motoristas japoneses para carros movidos à bateria.

As duas montadoras japonesas, parte de uma aliança que também inclui a Renault (RNL), já foram consideradas pioneiras no mercado de veículos elétricos do Japão, mas têm lutado para atrair clientes e enfrentam a concorrência de companhias de rápido crescimento como a Tesla (0R0X).

"Estou confiante de que (os novos veículos) representando a aliança serão um divisor de águas para os veículos elétricos no Japão", disse o presidente-executivo da Nissan, Makoto Uchida, em uma apresentação dos novos modelos na cidade de Kurashiki, no oeste do Japão.

As montadoras esperam alavancar a presença no mercado japonês de micro veículos, os chamados carros "kei", que representam quase 40% dos veículos em circulação no Japão.

A aliança das três empresas no início deste ano detalhou um plano de cinco anos para investir 26 bilhões de dólares no desenvolvimento de veículos elétricos, incluindo carros kei.

A Nissan, que produz os veículos elétricos Leaf e Ariya, venderá seu primeiro carro leve elétrico, o Sakura, a partir de cerca de 1,78 milhão de ienes (13.891 dólares), após um subsídio do governo. O veículo tem alcance de 180 quilômetros.

A Mitsubishi Motors, fabricante dos carros elétricos i-MiEV, lançará o "K-EV Cross" a partir de cerca de 1,85 milhão de ienes incluindo o subsídio e também com autonomia de 180 quilômetros.

Ambas as montadoras disseram que começarão a vender a nova linha de carros elétricos "kei" em meados do meio do ano.

"As pessoas que costumavam pensar que os veículos elétricos são muito caros vão se interessar um pouco mais [por veículos elétricos] e estarão dispostas a experimentá-los", disse Riho Suzuki, gerente de regional de produtos da Nissan.

(Por Satoshi Sugiyama)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447500))

REUTERS BC AR

Keep reading
Log in or sign up for a free TradingView account, and enjoy no holds barred access to global finance news, in real-time.