Suporte e Resistência

From TradingView Wiki
Jump to: navigation, search
Language: English  • 日本語 • 한국어 • Português • Русский

Suporte e Resistência são níveis de preços que podem ajudar a encontrar áreas de negociação. Os níveis de suporte e resistência, em sua essência, são definidos por oferta e demanda. Quando a demanda aumenta, a pressão de compra aumenta e o preço também. Quando a oferta aumenta, a pressão de venda aumenta e o preço cai.

Suporte

Em um mercado Baixista (bearish market), um ponto de preço em que a demanda é tão alta que o preço não continuará a cair além desse ponto seria considerado um nível de suporte. Os níveis de suporte geralmente estão abaixo do preço atual. Tenha em mente que um nível de suporte não é necessariamente definido em pedra. É comum que um preço rompa rapidamente (ou teste) o nível sem fazer um grande declínio depois. Por causa disso, alguns analistas técnicos usam uma 'zona' de suporte em vez de um nível de preço específico.

Resistência

Em um Mercado Altista (bullish market), um ponto de preço em que a oferta é tão alta que o preço não romperá nesse ponto seria considerado um nível de resistência. Os níveis de resistência estão normalmente acima do preço atual. Tenha em mente que um nível de resistência não é necessariamente definido em pedra. É comum que um preço rompa rapidamente (ou teste) o nível sem fazer um grande avanço depois. Por causa disso, alguns analistas técnicos usam uma 'zona' de suporte em vez de um nível de preço específico.

Mudança Suporte/Resistência

Não é incomum que um nível de suporte se torne um nível de resistência ou vice-versa. Quando o preço quebra acima de uma resistência ou cai abaixo de um suporte, esse nível tipicamente reverte seu papel. No exemplo a seguir, vemos claramente uma resistência sendo quebrada e, posteriormente, tornando-se um suporte.