$USDBRL - Distribuição ou Acumulação?

274
Ainda não acredito numa mudança de tendência de longo prazo do Dólar em relação ao Real.

No gráfico, vemos que a cotação do dólar tem dois desafios pela frente: superar a Média Móvel de 3 Meses e, antes, superar a linha de tendência de curto prazo.

Mas quando olhamos o comportamento do volume desde Dezembro de 2023 (Quadro de Volume vertical e horizontal no gráfico), é perceptível o interesse do mercado na faixa entre 5,44 e 5,73.

Nestes 426 dias de pregão, essa foi a região de maior volume (38% do total entre 5 faixas), com destaque entre junho e setembro de 2024.

A cotação fez uma retração de 67% quando analisamos o período de um mês entre máximas e mínimas.

Acabamos de ter também um rompimento de topo de Heiken Ashi semanal, indicando o início de um novo período de alta.

A percepção é que esta retração é só mais um impulso para alta. A faixa de 38% de volume desde 2023 se trata de acumulação. Vamos aguardar o rompimento dos dois desafios. Vencendo-os, buscará o topo em 6,30. De olho no volume a partir de agora.
Note
snapshot

Gráfico semanal mostrando que apesar da cotação estar apanhando da "resistência" da média móvel simples de 3 meses, a cotação segue em direção a média móvel simples de 1 ano onde justamente está a concentração de volume horizontal e onde também deve encerrar este pullback para então buscar os rompimentos de Heiken Ashi Mensal e da própria MMS de 3 meses. Volume vertical atual mostra total desinteresse do mercado com essa queda, sendo, portanto e provavelmente, apenas uma correção e período de acumulação para retomada de alta. No cenário macro externo, turbulência, e no interno, inércia do governo em relação ao problema fiscal.

Disclaimer

The information and publications are not meant to be, and do not constitute, financial, investment, trading, or other types of advice or recommendations supplied or endorsed by TradingView. Read more in the Terms of Use.