Decisão de Juros do Banco Central Europeu (BCE)

68
O Banco Central Europeu (BCE) deve manter suas taxas de juros inalteradas pela quinta reunião consecutiva, em um contexto de inflação sob controle e crescimento econômico moderado na zona do euro.

As principais taxas devem permanecer nos níveis atuais: 2,15% para a taxa de refinanciamento, 2,00% para a facilidade de depósitos e 2,40% para a taxa overnight utilizada pelo sistema bancário.

Sem sinais de urgência para ajustes na política monetária, os dirigentes do BCE seguem confortáveis com o atual patamar dos juros, especialmente após a revisão para cima das projeções de crescimento na última reunião — movimento interpretado pelo mercado como um reforço do viés de estabilidade.

Em declarações recentes, o economista-chefe da instituição, Philip Lane, afirmou que, caso a economia evolua conforme o cenário-base, é improvável que haja mudanças nas taxas no curto prazo. Inclusive, o mercado não precifica alterações nos juros ao longo de 2026.

Em comunicado, o próprio BCE destacou que “considerando a orientação de médio prazo do Conselho, a atual precificação das taxas de juros no mercado é consistente com as decisões mais recentes e está alinhada à função de reação do Conselho do BCE”.

A inflação, principal variável monitorada pela autoridade monetária, tem oscilado em torno da meta de 2% ao longo do último ano, e as projeções indicam que deve permanecer próxima desse nível nos próximos períodos.

Embora seja esperada uma leve queda nos preços da energia ao longo deste ano, a inflação doméstica segue relativamente elevada, sustentada pelo forte crescimento salarial. Esse fator reforça a avaliação de que a inflação deve convergir de forma duradoura para a meta apenas à medida que os efeitos desinflacionários da energia se dissipem dos índices ao longo do tempo.

Disclaimer

The information and publications are not meant to be, and do not constitute, financial, investment, trading, or other types of advice or recommendations supplied or endorsed by TradingView. Read more in the Terms of Use.