ReutersReuters

Rublo russo cai sob ameaças de sanções dos EUA; foco se volta para BCs

O rublo russo caía 1,7% nesta quarta-feira, a caminho de sua maior queda diária desde 22 de janeiro, após a forte retórica do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, contra o presidente russo, Vladimir Putin, a respeito das eleições presidenciais norte-americanas de 2020.

"Ele vai pagar um preço", disse Biden à ABC News em uma entrevista exibida nesta quarta-feira. Um relatório da inteligência dos EUA na terça-feira reforçou alegações de longa data de que Putin direcionou esforços para interferir na eleição a favor de Donald Trump, e fontes disseram que as sanções contra o russo poderiam ocorrer já na próxima semana.

O rublo USDRUB_SPT aprofundava as perdas para atingir as mínimas da sessão, sendo negociado a 73,99 por dólar no piso.

Nos mercados emergentes como um todo, o foco estava no Federal Reserve, com investidores em busca de pistas sobre se o banco central sinalizará um aperto de política monetária antes do previsto.

O índice MSCI para moedas emergentes (.MIEM00000CUS) recuava 0,2%, enquanto o índice MSCI para ações emergentes EEFS perdia 0,6%, ambos em queda em três dos últimos quatro pregões.

O real (BRBR) caía 0,5% e o Ibovespa IBOV subia 0,4%, antes da decisão de juros do Banco Central, que deve elevar a taxa Selic pela primeira vez em seis anos.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447723))

Login or create a forever free account to read this news