ReutersReuters

IFR-CTG Brasil Energia movimenta mercado de IPOs no Brasil

A CTG Brasil Energia, braço da China Three Gorges 600905, apresentou documentos na semana passada para uma oferta pública inicial de ações na B3, em uma operação que deve movimentar o congelado mercado brasileiro de IPOs, afirmou o IFR, serviço da Refinitiv.

A companhia está buscando levantar cerca de 4 bilhões de reais para expandir seu portfólio de energia renovável e pagar dividendos à controladora, disseram banqueiros envolvidos no processo de IPO. A oferta deve ser precificada no final de janeiro, sujeita às condições do mercado, disseram eles.

Citigroup, BTG Pactual, Bank of America, Itaú e Banco Bradesco são coordenadores conjuntos.

“Depois do que passamos nos últimos 18 meses, estamos tomando fôlego antes de correr", disse um dos executivos de banco de investimento se referindo à seca vivida pelo mercado de IPOs no Brasil. “Esperamos que empresas grandes e estabelecidas liderem a reabertura do mercado.”

O Nubank NU foi a última empresa brasileira a abrir o capital com uma oferta de 2,6 bilhões de dólares em dezembro do ano passado. As ações desde então perderam mais da metade do valor, para 4,26 dólares, em meio ao aumento das taxas de juros e resultados financeiros decepcionantes, segundo o IFR.

A CTG Brasil possui 17 usinas hidrelétricas e 11 eólicas, totalizando 8,3 gigawatts de capacidade instalada. A companhia teve lucro líquido de 1,66 bilhão de reais sobre receita de 4,55 bilhões nos primeiros nove meses de 2022.

Para ver o noticiário do IFR, acesso www.ifrmarkets.com

(Por Stephen Lacey)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447753))

Login or create a forever free account to read this news