ReutersReuters

Euro e libra caem conforme investidores avaliam perspectivas para os juros

O euro caía em relação ao dólar nesta quinta-feira depois que o Banco Central Europeu (BCE) elevou os juros em 50 pontos-base conforme amplamente esperado, enquanto o Banco da Inglaterra adotou um tom mais brando sobre a inflação.

O BCE indicou pelo menos mais uma alta do mesmo tamanho no próximo mês e disse que avaliará o caminho subsequente de sua política monetária.

O banco central britânico também elevou os juros em 50 pontos-base e retirou seu compromisso de continuar a aumentá-las "com força" se necessário e disse que a inflação provavelmente atingiu o pico.

O índice do dólar caiu para uma mínima de nove meses de 100,80 na quarta-feira, depois que o mercado avaliou que o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, adotou tom menos agressivo quanto à política monetária futura.

O banco central norte-americano disse que deu uma virada importante na luta contra a inflação alta, mas que a "vitória" ainda exigirá que sua taxa de juros seja aumentada ainda mais e permaneça elevada pelo menos ao longo de 2023.

Os mercados reagiram elevando as apostas de que o Fed vai parar de subir os juros depois de uma alta adicional de 25 pontos-base esperada para março e, em seguida, cortar os juros na segunda metade do ano.

As autoridades do Fed previram em dezembro que aumentariam os juros acima de 5%, mas operadores precificam que a taxa de referência atinja o pico de 4,88% em junho e depois caia para 4,40% em dezembro. (FEDWATCH)

Dados divulgados nesta quinta-feira mostraram que o número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego caiu de forma inesperada na semana passada, uma vez que o mercado de trabalho permaneceu resiliente, apesar dos custos de empréstimos mais altos e dos crescentes temores de uma recessão.

Às 17:29 (de Brasília), o índice do dólar DXY --que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas-- subia 0,79%, a 101,750.

O euro EURUSD tinha queda de 0,76%, a 1,0906 dólar, que ao mesmo tempo cedia 0,18%, a 128,70 ienes USDJPY.

A libra GBPUSD devolvia 1,16%, a 1,2232 dólar, que por sua vez ganhava 0,59%, a 0,9136 franco suíço USDCHF.

O dólar australiano AUDUSD, muitas vezes tido como uma "proxy" de demanda por risco, desvalorizava-se 0,83%, a 0,7076 dólar norte-americano.

No universo das criptomoedas, o bitcoin BTCUSD subia 0,23%, a 23.789,00 dólares. O ether ETHUSD avançava 1,97%, a 1.674,40 dólares.

((Tradução Redação Brasília))

Login or create a forever free account to read this news