ReutersReuters

Ações europeias abrem o mês em alta sob impulso do discurso de Powell

As ações europeias subiam para perto dos maiores níveis em seis meses nesta quinta-feira, com os investidores comemorando as sinalizações do presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, de aumentos menores nas taxas de juros e também a decisão da China de suavizar seu tom sobre as rígidas restrições da Covid-19.

O índice pan-europeu STOXX 600 SXXP subia 0,6%, depois de uma alta de 6,8% em novembro, seu melhor mês desde julho.

As ações de tecnologia (.SX8P) estavam entre as de maiores altas nesta quinta-feira, com operadores atribuindo o movimento ao aumento da previsão de lucro da norte-americana Salesforce CRM.

As ações de energia (.SXEP) caíam, limitando os ganhos do índice mais amplo, com os preços do petróleo caindo em meio à incerteza antes da reunião da OPEP+ no domingo.

Aumentando o apetite pelo risco, a China deve anunciar nos próximos dias uma flexibilização dos protocolos do Covid-19, depois que o ressentimento com as restrições mais rígidas do mundo alimentou protestos em todo o país.

Powell forneceu mais alívio, depois que ele disse que o Fed poderia reduzir o ritmo de suas altas nas taxas de juros "já em dezembro".

"Os mercados europeus estão de fato incorporando o discurso de Powell que foi bem recebido pelos mercados já em outros lugares. Esse é um dos principais impulsionadores do que estamos vendo atualmente", disse Bert Colijn, economista sênior da zona do euro no ING.

"Ao mesmo tempo, se virmos que as medidas na China estão se tornando mais brandas, isso seria um bom sinal para a atividade econômica global."

. O índice FTSEurofirst 300 (.FTEU3) tinha alta de 0,54%, a 1.750 pontos.

. Em LONDRES, o índice Financial Times UK100 avançava 0,09%, a 7.579 pontos.

. Em FRANKFURT, o índice DAX DB1 subia 0,34%, a 14.446 pontos.

. Em PARIS, o índice CAC-40 PX1 ganhava 0,01%, a 6.739 pontos.

. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib FTSEMIB tinha valorização de 0,51%, a 24.736 pontos.

. Em MADRI, o índice Ibex-35 IBC registrava alta de 0,77%, a 8.427 pontos.

. Em LISBOA, o índice PSI20 PPSI20 valorizava-se 0,83%, a 5.911 pontos.

Login or create a forever free account to read this news