ReutersReuters

Rendimentos sobem com dados de inflação e aumentos de juros do Fed em foco

Os rendimentos dos Treasuries de longo prazo disparavam para máximas de vários anos nesta terça-feira, com os preços dos títulos sendo atingidos globalmente por uma liquidação no mercado de gilts do Reino Unido em meio a temores crescentes de que dados de inflação dos Estados Unidos desta semana não impeçam a rápida alta da taxa de juros pelo Federal Reserve.

Os investidores esperam ver desaceleração da inflação nos dados de inflação de quarta e quinta-feira referentes a setembro.

O índice de preços ao produtor excluindo alimentos e energia deve ter subido 7,3% em setembro sobre o mesmo período do ano passado, mesmo ritmo do mês anterior, enquanto o índice de preços ao consumidor deve ter acumulado alta de 8,1% nos 12 meses até setembro, um pouco abaixo da taxa anterior de 8,3%, segundo economistas consultados pela Reuters.

O mercado espera que o Fed aumente os juros em mais 75 pontos base quando as autoridades do banco central se reunirem de 1 a 2 de novembro. Investidores temem que a elevação dos juros pelo Fed no ritmo mais rápido em décadas possa levar a economia à recessão.

Os rendimentos arrefeceram um pouco depois que o Banco da Inglaterra disse que comprará até 5 bilhões de libras em dívida indexada à inflação por dia, a partir desta terça-feira até o final desta semana, em um esforço para conter um colapso no mercado de títulos britânico de 2,1 trilhões de libras (2,31 trilhões de dólares).

O rendimento do Treasury de dez anos US10Y --referência global para decisões de investimento-- subia 2,10 pontos-base, a 3,9061%.

A taxa do título de cinco anos (US5YT=RR) recuava 1,60 ponto-base, a 4,1212%.

O yield do Treasury de dois anos (US2YT=RR) --que reflete apostas para os rumos das taxas de juros de curto prazo-- tinha queda de 2,70 pontos-base, a 4,2806%.

O retorno do papel de 30 anos (US30YT=RR) mostrava acréscimo de 5,30 pontos-base, a 3,8953%.

A diferença entre os rendimentos dos Treasuries de dez e dois anos (US2US10=RR) --vista como um indicador de expectativas econômicas-- subia 5,00 pontos-base, a -37,65 pontos-base.

O spread entre as taxas dos títulos de 30 e cinco anos (US5US30=RR) aumentava 7,48 pontos-base, a -22,79 pontos-base.

(Reportagem de Wayne Cole)

((Tradução Redação São Paulo, +55 11 5047-3075))

Login or create a forever free account to read this news