ReutersReuters

Dólar cai para mínimo 3 meses contra iene com observações Powell sobre desaceleração Fed

O dólar caiu mais de 1,5% para um mínimo de três meses contra o iene, esta quinta-feira, após comentários do Presidente do Fed, Jerome Powell, de que as subidas das taxas norte-americanas poderiam ser reduzidas "já em Dezembro", embora o euro não tenha conseguido ultrapassar um grande nível de resistência.

O ritmo agressivo do aumento da taxa da Reserva Federal este ano fez com que o dólar subisse em flecha, graças às 'yields' mais elevadas dos Estados Unidos e ao receio de que o banco central empurrasse a economia dos EUA para a recessão na sua tentativa de combater a inflação, mas Powell disse, na quarta-feira, que "abrandar nesta altura é uma boa forma de equilibrar os riscos".

Ele acrescentou, contudo, que o controlo da inflação "exigirá uma política de manutenção a um nível restritivo durante algum tempo".

O dólar chegou a cair 1,64% para os 135,85 ienes, o seu nível mais baixo desde 23 de Agosto, mas depois recuperou um pouco para os 136,38.

O par dólar-iene é extremamente sensível às mudanças nas yields a longo prazo do Tesouro dos Estados Unidos US10Y, que caíram à noite após os comentários de Powell para um mínimo de quase dois meses de 3,6%. A sua última cotação foi de 3,6237%.

Texto integral em inglês:

Login or create a forever free account to read this news