Grafistas

SUPORTES E RESISTÊNCIAS FIXOS E DINÂMICOS

Education
BMFBOVESPA:B3SA3   B3 ON NM
Existem dois tipos de suportes e resistências. Os fixos e os dinâmicos. Os fixos são possíveis de identificarmos porque os candlesticks “batem” numa espécie de “parede invisível” por diversas vezes na mesma região.

Se essa “parede invisível” está acima do preço, chamamos de resistência. Se está abaixo, chamamos de suporte. Para identificar e te auxiliar nos trades, você deve inserir linhas mostrando onde o preço não conseguiu passar.

Quanto maior o número de vezes que o preço bateu e não ultrapassou, mais forte é a resistência ou suporte. O mercado forma uma espécie de memória onde o preço já tentou percorrer e há chances desse comportamento se repetir.

Já as resistências e suportes dinâmicos são formadas pelas médias móveis. As mais clássicas e comumente usadas são as médias móveis aritméticas (MMA) de 20 e 200 períodos. Mas todas as médias móveis podem servir como “paredes” para o preço.

Claro que não é possível usar todas as médias móveis que existe. Até porque existem algumas que o mercado “respeita” mais, como as mencionadas acima. Utilizando elas no seu gráfico conseguirá identificar a tendência e as regiões onde o preço pode parar.

As médias também tentam interromper a passagem do preço. Por isso elas são muito usadas em setups, ou seja, métodos operacionais. Um deles é o setup de correção da MMA 20.

Após o preço atingir a MMA 20, ele tende a continuar no movimento principal da tendência. Logo após “bater” na média, o candlestick formado sobre ela, pode ser usado como referência para uma operação de compra ou venda.

No caso de compra, a ordem deve estar acima do candle e o stop abaixo. É possível definir alvos pegando o tamanho do candle e projetando acima dele por pelo menos duas vezes. É importante sua relação de risco/retorno ser de 1:2 para ter lucratividade.

As médias móveis são rastreadores de tendência, suportes e resistências dinâmicos e servem para operações. Também devemos traçar os suportes e resistências fixos, identificando regiões onde o preço não conseguiu romper.

Assim, você forma uma trilha por onde percorrer e fazer seus trades.

Renan Antunes
Revista Grafistas

Disclaimer

The information and publications are not meant to be, and do not constitute, financial, investment, trading, or other types of advice or recommendations supplied or endorsed by TradingView. Read more in the Terms of Use.