EdgardAvila

Análise Experimental CSAN3

BMFBOVESPA:CSAN3   COSAN ON ATZ NM
1ª Momento:

De dezembro de 2015 à fevereiro de 2016, observa-se um pivô com uma tendência de alta.
Traçamos um suporte de fundo com mínima de 21.25 e um topo de 24.98 (linhas roxas).
Ao observar o movimento do pivô (elipse amarela), esperamos a tendência se confirmar e compramos a ação no 'dia' primeiro de março de 2016.
Traçamos uma 'LTA' e uma 'LR' que compreende dezembro de 2015 até dezembro de 2016 e esperamos operar nessa caixa de alta (linhas vermelhas).
A tendência segue testando a 'LTA' e a 'LR' de maneira que quando o preço bate nesta 'ele' tende a subir e quando bate naquela, 'ele' tende a cair.
O preço foi testado até a casa dos '44.44'. Como historicamente, 'ele' não conseguiu quebrar essa barreira, colocaremos a nossa meta neste preço para zerar a posição. A posição foi zerada no 'dia' 17 de outubro de 2016.
Após a operação, faremos uma reavaliação do papel para saber se vale a pena entrar novamente.

2º Momento:

Zeramos a posição quando observamos que pelo histórico da ação, 'ele' não rompia a casa dos '44.44'. Logo após 'ele' bater nessse topo, a ação rompe a 'LTA', testa novamente, 'cai', testa novamente e 'cai' (elipse azul).
Vamos traçar uma linha de suporte no último fundo formado depois dessa queda (linha verde). O preço da ação está em 35.24. O preço bate nesse fundo no 'dia' 14 de novembro de 2016, testa a 'LT', 'cai' e bate nesse fundo novamente antes de subir até aproximadamente a 'LTA' novamente.
Depois de bater pela segunda vez no fundo, o preço lateraliza, bate no fundo mais duas vezes (totalizando 4 testes) e rompe esse fundo.
A tendência de baixa é confirmada pelo volume negociado nos 'dias' seguintes ao rompimento deste fundo (por volta do 'dia' 05 de junho de 2017).
Entraremos vendido nesse 'dia' com a ação na casa dos 34.10. Colocaremos uma ordem de stop nos 35.24.
Buscaremos o penúltimo fundo para concluir nossa operação (linha verde). O preço da ação nesse último fundo antes do fundo que é rompido é de 31.99. Esperaremos a tendência se confirmar para podermos vender. Precisamos de um preço inferior a 31.80 para a operação ser bem sucedida).
A tendência de queda é confirmada pelo volume negociado nos dias seguintes. Por isso, esperamos até que a tendência observada seja revertida pela característica do candle e a confirmação pelo volume. Como somos bem conservador, esperamos a confirmação no fechamento do 'dia' 23 de junho de 2017 na casa dos 31.70 (elipse vermelha).
Após concluirmos a operação, observamos que a ação vem testando o primeiro fundo que marcamos na casa dos 35.24 (linha verde) e está lateralizada desde o 'dia' 13 de julho de 2017 e por isso a recomendação atual é não entrar no papel.

3º Momento:

A ação está lateralizada desde o 'dia' 19 de julho de 2017.
Observamos que há uma forte resistência para romper tanto o fundo quanto o topo.
O preço está quicando entre 36.48 e 35.24 e segue esse movimento até o 'dia' 03 de agosto de 2017.
O stop está em 35.09 porque foi a menor cotação para o período.
A recomendação, então é de compra na casa dos 35.24 e venda na casa dos 36.48.
É preciso que o preço de compra seja pelo menos 35.54 para que o valor esperado da operação seja positivo.
Caso o fundo seja rompido e se inicie uma tendência de queda confirmada pelo candle e pelo volume, é esperado que o preço busque o fundo antecedente que é na casa dos 34.88.
Entretanto, a recomendação é para que zere a posição, pois o valor esperado da operação supondo que o preço chegue na casa dos 34.88 é negativo.
Obs.: A nossa ordem de Stop foi executada, entretanto, 15 minutos depois, o papel voltou a operar no fundo traçado anteriormente.

@Felipe,
O link tem as imagens do gráfico e algumas contas que eu gostaria de verificar se fazem sentido.
Disclaimer

The information and publications are not meant to be, and do not constitute, financial, investment, trading, or other types of advice or recommendations supplied or endorsed by TradingView. Read more in the Terms of Use.