Grafistas

Não banalize a Análise Técnica

Education
BMFBOVESPA:IBOV   IBovespa Index
As Análises Técnica e Gráfica possuem todo um corpo de conhecimento. Elas são frutos de anos e anos de pesquisa e publicações. Há centenas de livros que abordam os diversos aspectos técnicos.

Não é porque os gráficos podem ser acessados facilmente, que uma leitura qualquer é algo tecnicamente plausível. A internet deu acesso a milhares de gráficos, mas também deu voz a todos.

É necessário anos e anos de estudo e prática para conseguir fazer leituras corretas nos gráficos. Eu mesmo estou estudando há quatro anos. Desde o início de 2018 venho fazendo cursos e lendo livros da área.

Não se torna um grafista competente num curso de final de semana. Não se aprende Análise Gráfica no twitter. Não são achismos que levam a operações lucrativas, mas métodos amplamente estudados.

O Price Action virou moda e muitos especialistas surgiram nos últimos anos. Mas, a maioria nunca leu um livro sequer do All Brooks, o pai do Price Action. É que seus livros tem mais de 500 páginas, então, dá um trabalho ter que aprender tudo.

Logo, um curso qualquer por aí concede de maneira mais fácil o título de especialista em Price Action, mesmo que tudo que foi ensinado tenha nada a ver com o tema. Cuidado com atalhos que prometem muito, mas levam a lugar algum.

A Análise Técnica foi banalizada, porque qualquer um pode publicar um gráfico e dizer que os preços vão subir ou cair. Principalmente se quem publica é um influenciador digital famoso.

Daí vem uma legião de adoradores do value investing dizer que a Análise Técnica não funciona. Você aceitaria ser operado por um cirurgião sem diploma e experiência? Levaria seu carro num mecânico formado pelo youtube?

Então, porque com a Análise Técnica tem que ser diferente? Porque dão ouvidos a tudo que é publicado por aí sem o mínimo de embasamento técnico?

Não é porque você quer comprar uma ação que os gráficos tem que dizer que é hora de compra. Quem adapta o diagnóstico de acordo com a vontade do freguês, é charlatão e está longe de ser um profissional competente.

Grafistas competentes são profissionais raros como em qualquer área.

Renan Antunes

Disclaimer

The information and publications are not meant to be, and do not constitute, financial, investment, trading, or other types of advice or recommendations supplied or endorsed by TradingView. Read more in the Terms of Use.