Indicadores de margem no Rastreador de Ações

Mar 14, 2023

Nosso Rastreador de Ações agora tem um novo grupo de indicadores — “indicadores de Margem”, que inclui indicadores fundamentalistas populares, tais como margem bruta, margem operacional, margem líquida e margem de fluxo de caixa livre etc.

Como você pode utilizá-lo?

Comparando essas métricas entre empresas do mesmo setor e ao longo do tempo, os investidores podem obter insights valiosos sobre o desempenho financeiro e sobre o setor de uma empresa, bem como identificar tendências na eficiência dos negócios de uma empresa ao longo do tempo.

A margem bruta é uma medida de rentabilidade que mostra a porcentagem da receita descontados os custo dos produtos vendidos. Uma margem bruta alta indica que uma empresa está produzindo seus bens ou serviços de forma eficiente e pode ter poder de fixação de preços, enquanto uma margem bruta baixa pode indicar que uma empresa está lutando para controlar os custos ou enfrentando a concorrência que está fazendo os preços baixarem.

A margem operacional é uma medida de rentabilidade que mostra a porcentagem da receita descontados os custos variáveis de produção, tais como salários, matérias-primas ou aluguel, mas antes do pagamento de juros e impostos. Uma margem operacional alta ou crescente ao longo do tempo indica uma gestão eficaz na alocação de recursos e geração de lucro operacional, enquanto uma margem operacional baixa pode indicar uma má gestão no controle de custos de uma empresa e um fraco crescimento da empresa.

A margem de lucro líquida ou margem líquida é uma medida de rentabilidade que mostra a porcentagem de receita descontadas todas as despesas, incluindo impostos, juros e depreciação. Uma alta margem de lucro líquido indica que a empresa é capaz de gerar lucros significativos após contabilizar todas as despesas, o que é um sinal positivo para os investidores.

A margem de fluxo de caixa livre é uma relação de desempenho que mede o fluxo de caixa livre em relação à receita. Empresas com altas margens de fluxo de caixa livre podem ser mais atraentes para os investidores porque têm a capacidade de gerar mais caixa e investir em seus negócios, ao mesmo tempo, em que devolvem dinheiro aos acionistas através de dividendos ou recompra de ações.

A razão de venda, geral e administrativa (SG&A) mede a proporção de despesas de venda, gerais e administrativas em relação à receita.

A razão Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) mede a proporção das despesas de pesquisa e desenvolvimento em relação à receita. O indicador pode não estar disponível, porque muitas empresas não têm despesas com P&D.

Estes são apenas alguns exemplos, mas você pode usar qualquer métrica da lista abaixo:

Bruta Margem Bruta (AF)
Margem Bruta (12M)
Operacional Margem Operacional (AF)
Margem Operacional (12M)
Net Margem Líquida (AF)
Margem Líquida (12M)
Fluxo de Caixa Livre Margem de Fluxo de Caixa Livre (AF)
Margem de Fluxo de Caixa Livre (12M)
SG&A Razão de Despesas Administrativas, de Vendas & Gerais (AF)
Razão de Despesas Administrativas, de Vendas & Gerais (12M)
R&D Razão Pesquisa & desenvolvimento (AF)
Razão Pesquisa & desenvolvimento (12M)

Como trabalhar com estes recursos?

No Rastreador de Ações:

  1. Abra o diálogo do filtro e insira uma nova consulta “Margem” no campo de busca ou encontre filtros de crescimento na categoria “Finanças”. Filtre o indicador dependendo de sua estratégia:

  2. Adicione indicadores à lista do Rastreador e classifique conforme necessário:

Esperamos que você ache os novos indicadores úteis. Por favor, continue nos enviando seu feedback — é o que nos ajuda a tornar a plataforma melhor para você.

Equipe TradingView

Look first Then leap

TradingView is built for you, so make sure you're getting the most of our awesome features
Launch Chart